No dia 7 de março de 2025, o Sindcont-SP realizou um evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, promovendo uma “Roda de Conversa” sobre “Desafios e Oportunidades para Mulheres que querem Empreender”.
Participaram da Roda de Conversa, as contadoras: Viviene de Paula Rosa Alves Bauer, presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon – 5ª Seção Regional, que ficou responsável por mediar os debates da noite; Suely Gualano Bossa Serrati, presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo-Apejesp, que falou em nome das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo; Rosângela Costa Menezes, coordenadora da comissão CRCSP Mulher, Alaíde Vitorino, conselheira fiscal do Sescon-SP, Silvania Pereira, diretora da BDO, e Marly Momesso Oliveira, que foi homenageada na noite com o ‘Diploma de Mérito Contábil – Mulher Contabilista’, concedido pelo Sindcont-SP desde 2013.
O evento discutiu a baixa representação feminina em cargos de liderança, com dados de que apenas 6% das CEOs das 500 maiores empresas da Fortune são mulheres. Viviene apresentou um estudo do ManpowerGroup sobre a falta de profissionais qualificados na área de Finanças e Contabilidade. As participantes enfatizaram a necessidade de educação continuada e a valorização das soft skills. Marly, que também atua no Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis da Casa do Saber Contábil, falou sobre sua experiência e o impacto positivo que seu reconhecimento pode ter nas novas gerações.
Ao final, o presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, entregou certificados e celebrou o papel transformador das mulheres na contabilidade, destacando sua força e determinação.
Fonte: Sindcont-sp