TJSP regulamenta Núcleos de Justiça 4.0 em Segundo Grau

O Tribunal de Justiça de São Paulo publicou no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) a Resolução nº 927/24, que regulamenta os Núcleos de Justiça 4.0 em Segundo Grau. Estas unidades especializadas atuarão, por meio de cooperação, no processamento e julgamento de casos originários e recursais das câmaras de Direito Privado, Público e Criminal.

Os núcleos serão responsáveis por demandas especializadas devido à sua complexidade, abrangendo temas repetitivos, direitos individuais homogêneos, e questões afetadas por precedentes obrigatórios, entre outros critérios. Cada unidade será presidida por um desembargador e contará com quatro juízes substitutos em segundo grau, além de servidores designados conforme a distribuição processual e o volume de trabalho.

Os Núcleos de Justiça 4.0, regulamentados pelo Provimento CSM nº 2.660/22 e pelas Resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 385/21 e nº 398/21, operarão de forma totalmente digital. As especificações sobre os núcleos temáticos no 2º Grau, incluindo o número de unidades e as matérias de competência, serão estabelecidas por ato da Presidência do TJSP, em consulta com as Presidências das Seções interessadas. No 1º Grau, o TJSP já possui núcleos que tratam de demandas relacionadas ao Direito Marítimo e ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Comunicação Social TJSP – FS (texto) / MS (arte)

Av. da Liberdade, 47, 2º andar
Liberdade – São Paulo/SP – 01503-902

Atendimento: das 09h às 16h30 de segunda-feira a sexta-feira
Tel.: (11) 3104-0673  |  Whats.: 11 91757-7955

NEWSLETTER

Fique bem informado de tudo o que acontece APEJESP.
Cadastre-se e receba todas as nossas novidades!

Curso APEJESP: recuperação judicial e falência

Estão abertas as inscrições para o curso da APEJESP, que acontecerá dias 12, 14, 19, 21, 26 e 28/05 e 02, 04, 09 e 11/06 (segundas-feiras e quartas-feiras). No formato on-line, o curso tem como objetivo apresentar aspectos da Lei de Falência e Recuperação Judicial, considerando as diversas condições para a participação dos profissionais, administradores, contadores, economistas e de áreas correlatas, em procedimentos de falência e recuperação judicial, com destaque para a atuação do perito em auxílio ao magistrado e o assistente técnico em auxílio às empresas devedoras e credores.

Leia mais
plugins premium WordPress