Sumaré recebeu, nas dependências do Fórum “Desembargador Sylvio do Amaral”, a instalação da 4ª Vara Cível e da Unidade de Processamento Judicial (UPJ) – modelo que unifica o cartório das quatro varas cíveis que agora existem na comarca. À cerimônia, conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, compareceram os convidados e os servidores que atuam em Sumaré.
A UPJ de Sumaré – que integra a 4ª Região Administrativa Judiciária (4ª RAJ), com sede em Campinas, e a 53ª Circunscrição Judiciária, com sede em Americana – é a 30ª instalada no estado de São Paulo (conheça as demais). Esse projeto busca dar mais celeridade à tramitação processual, adotar uma melhor divisão de tarefas e do espaço físico ocupado e distribuição de recursos humanos.
Diretora do fórum, titular da 1ª Vara Cível e corregedora da UPJ instalada, a juíza Ana Lúcia Granziol enalteceu a importância da iniciativa, sobretudo diante da alta demanda processual de Sumaré, que conta com mais de 121 mil feitos em andamento, sendo 27,3 mil na esfera cível. “A instalação da 4ª Vara Cível e da UPJ torna nosso propósito mais possível. Agradeço ao senhor presidente e ao senhor corregedor-geral, e tenho certeza de que os jurisdicionados ficarão muito gratos”, declarou a magistrada.
Ao falar em nome da Advocacia, o presidente da 131ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Sumaré, Paulo Roberto da Silva, também destacou o importante passo do Judiciário em prol da celeridade processual na comarca. “Estamos muito felizes com a instalação da 4ª Vara Cível e da Unidade de Processamento Judicial, que vão propiciar maior agilidade na prestação jurisdicional e humanizar o trabalho de magistrados e servidores.” O secretário executivo da Promotoria de Sumaré, promotor de Justiça Pérsio Ricardo Perrella Scarabel, que falou em nome do Ministério Público de São Paulo, representando o PGJ, foi mais um a celebrar o ganho em celeridade. “Essa instalação trará mais eficiência e efetividade para a já boa prestação jurisdicional realizada em Sumaré”, disse.
Nas palavras do prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, o momento era de grande vitória para a população, estimada em 289 mil habitantes, especialmente por ser mais um ofício na esfera cível. “Sumaré precisava muito da 4ª vara. Essa é uma luta antiga de nosso município e, hoje, é mais um sonho que se torna realidade”, declarou.
Segundo o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, a ampliação de serviços é fruto de um esforço do Tribunal de Justiça para trazer mais qualidade à prestação jurisdicional em todo o estado, e do empenho de magistrados e servidores da Comarca de Sumaré. “Toda vez que instalamos novas unidades é para que haja mais eficiência na prestação jurisdicional, no binômio qualidade e quantidade, e, nisso, estão de parabéns os magistrados e servidores de Sumaré, que buscam sempre essa eficiência, mesmo diante de todas as limitações”, disse o presidente, que também salientou a busca pela conciliação como crucial para a redução da alta demanda de processos na Justiça paulista, medida tão importante quanto a instalação de unidades.
A cerimônia foi prestigiada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; pelo presidente da Câmara de Sumaré, vereador Hélio Silva; pelo deputado estadual Dirceu Dalben; pelo coordenador da 53ª Circunscrição Judiciária – Americana, desembargador Elói Estevão Troly; pelos juízes assessores José Marcelo Tossi Silva (Gabinete Civil Executivo da Presidência) e Rodrigo Nogueira (Corregedoria-Geral da Justiça); pelo diretor da 4ª Região Administrativa Judiciária – Campinas (4ª RAJ), juiz Wagner Roby Gidaro; pelo 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juiz Thiago Elias Massad, representando a presidente; pelo diretor do fórum de Americana, juiz Henrique Alves Correa Iatarola; pela diretora do fórum de Hortolândia, juíza Juliana Ibrahim Guirao Kapor; pelos juízes titulares das varas atendidas pela UPJ, André Pereira de Souza (2ª Cível) e Gustavo Pisarewski Moisés (4ª Cível); pelo delegado de Polícia de Sumaré, Marcelo Moreschi Ribeiro, representando o delegado-geral de Polícia de São Paulo; pelo comandante interino do 48º BPM/I, major PM Porcídio da Silva Neto; pela assessora da Secretaria de Justiça do Município de São Paulo, Regina Celia da Silveira Santana, representando o prefeito; e por magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados, defensores públicos, civis, militares, servidores e cidadãos sumareenses.
Mais fotos no Flickr.
Fonte Comunicação Social TJSP – RD (texto) / PS (fotos)