Os profissionais de contabilidade atuantes como auditores independentes, responsáveis técnicos por demonstrações contábeis, ou em funções de gerência e chefia nas empresas reguladas e/ou supervisionadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Central do Brasil, Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), assim como os Peritos Contábeis registrados no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do CFC, têm até o dia 31 de janeiro de 2025 para prestar contas sobre a pontuação obtida no programa.
Conforme a NBC PG 12 (R4), que regulamenta o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), é necessário que os profissionais acumulem, até 31 de dezembro de 2024, no mínimo 40 pontos por ano, sendo 12 pontos obrigatoriamente relacionados a atividades de aquisição de conhecimento.
Como realizar a prestação de contas
A prestação de contas deve ser realizada por meio do Sistema Web EPC, acessível no site do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), pelo link epc.cfc.org.br. Para acessar a plataforma, o profissional deve realizar o login usando o CPF e a senha de acesso, que é a mesma utilizada para outros sistemas, como Decore e Coaf.
Passo a Passo para a Prestação de Contas
Acesse o site: epc.cfc.org.br e faça o login utilizando seu CPF e senha de acesso. Não é necessário usar certificado digital.
Após o login, verifique se o seu nome aparece no canto superior direito da tela inicial e confira se os dados estão corretos.
No menu à esquerda, você encontrará opções como “Minhas Atividades” e “Prestação de Contas”. Ao clicar em “Minhas Atividades”, você poderá cadastrar os eventos realizados durante o ano.
As atividades que podem ser cadastradas incluem: docência, orientação, comissões técnicas, cursos no exterior, produção intelectual e disciplinas de graduação ou pós-graduação. Para adicionar uma nova atividade, clique no menu apropriado, depois no botão “Adicionar”, complete as informações solicitadas e clique em “Salvar”. O sistema confirmará que o registro foi salvo com sucesso.
Esse procedimento pode ser repetido para todas as atividades que deseja registrar, e você poderá editar ou excluir informações mesmo após o salvamento.
O sistema mostrará uma tela com o exercício da prestação de contas, marcada como “iniciado”. Selecione o registro correspondente e clique no botão “Editar”.
A próxima tela terá duas abas: a primeira com seus dados pessoais. Verifique as informações, preencha o campo referente à função exercida e clique em “Avançar”, seguido de “Salvar”.
A segunda aba apresentará as atividades que compõem sua prestação de contas. Para finalizar, selecione o exercício da prestação e clique no botão “Enviar”. Essa etapa é crucial para o registro da prestação de contas na base de dados.
O Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC foi criado para promover a ampliação e atualização dos conhecimentos dos profissionais da contabilidade, assegurando que estejam bem preparados e em conformidade com as exigências do mercado de trabalho.
Fonte: CFC