Litigância predatória é tema da 7.ª edição do Justiça Pesquisa

Estão abertas as inscrições para a seleção de instituições para a 7ª edição do projeto Justiça Pesquisa, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Podem participar instituições de ensino superior e outros órgãos públicos ou privados (sem fins lucrativos), fundações de apoio à pesquisa e demais entidades envolvidas em atividades de ensino e pesquisa.

Nesta edição, o objetivo é contratar uma instituição para desenvolver o Diagnóstico sobre o Enfrentamento de Litigância Predatória no Poder Judiciário. A pesquisa empírica deverá adotar uma metodologia mista, com levantamento de dados qualitativos e quantitativos e, ao final, propor soluções visando à formulação de políticas judiciárias.

Para a conselheira do CNJ, Daniela Madeira, esse será um marco importante para a compreensão das circunstâncias e causas da prática da litigância predatória, bem como das demandas repetitivas e de massa. “Os seus resultados permitirão fundamentar a adoção de políticas judiciárias nacionais específicas nessa temática”, afirma a conselheira, que também é integrante do Grupo Decisório do Centro de Inteligência do Poder Judiciário (CIPJ) e presidente da Comissão Permanente de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030.

O Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ), coordenador do projeto, realiza estudos e promove a produção de pesquisas com o objetivo de melhorar a prestação jurisdicional.

O prazo para recebimento das propostas vai até o dia 21 de agosto, e a divulgação do resultado está marcada para o dia 7 de outubro. Saiba mais aqui.

Fonte:
Texto:
Regina Bandeira
Edição: Beatriz Borges
Agência CNJ de Notícias

Av. da Liberdade, 47, 2º andar
Liberdade – São Paulo/SP – 01503-902

Atendimento: das 09h às 16h30 de segunda-feira a sexta-feira
Tel.: (11) 3104-0673  |  Whats.: 11 91757-7955

NEWSLETTER

Fique bem informado de tudo o que acontece APEJESP.
Cadastre-se e receba todas as nossas novidades!

Curso APEJESP: recuperação judicial e falência

Estão abertas as inscrições para o curso da APEJESP, que acontecerá dias 12, 14, 19, 21, 26 e 28/05 e 02, 04, 09 e 11/06 (segundas-feiras e quartas-feiras). No formato on-line, o curso tem como objetivo apresentar aspectos da Lei de Falência e Recuperação Judicial, considerando as diversas condições para a participação dos profissionais, administradores, contadores, economistas e de áreas correlatas, em procedimentos de falência e recuperação judicial, com destaque para a atuação do perito em auxílio ao magistrado e o assistente técnico em auxílio às empresas devedoras e credores.

Leia mais
plugins premium WordPress