Magistrado atuou em Campinas por 30 anos.
O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu a posse administrativa do desembargador José Henrique Rodrigues Torres. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, e teve a presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado), Wanderley José Federighi (presidente da Seção de Direito Público) e Francisco José Galvão Bruno (presidente da Seção de Direito Criminal), além dos familiares do empossado: a esposa Maria Júlia Martins, o filho José Gustavo, a nora Viviane, e a cunhada, juíza Dora Aparecida Martins.
Em seu discurso, o presidente Ricardo Anafe citou o significado da posse para um juiz de carreira, que atua por anos na 1ª instância até chegar ao cargo de desembargador, e destacou o trabalho de todos os magistrados para uma prestação jurisdicional de qualidade e na construção da imagem do TJSP. “Quando chegamos ao cargo de desembargador, nos tornamos juízes mais velhos. Aqueles que reveem decisões ou que, em sua maioria, confirmam essas decisões. A 1ª Instância do Tribunal de Justiça de São Paulo é espetacular. É a primeira trincheira, aquela que enfrenta a maioria dos problemas. Toda imagem que o Judiciário de São Paulo tem, é graças a ela. É essa imagem que trazemos ao Tribunal de Justiça em sede recursal e que buscamos transmitir à sociedade. Essa é a grandeza do TJSP”, declarou.
Ao tomar posse, o desembargador José Henrique Rodrigues Torres destacou os 35 anos de atuação na Magistratura, 30 deles na Vara do Júri de Campinas, e falou da importância da nova fase profissional. “Toda travessia é um grande desafio, que exige trabalho, sacrifícios, perseverança e, especialmente, cuidado. Mas me conforta e tranquiliza muito saber que nessa caminhada contarei com a mágica presença de tantas estrelas desse Egrégio Tribunal de Justiça, a iluminar meus passos. Muito obrigado”.
Também prestigiaram a solenidade os desembargadores José Henrique Arantes Theodoro, Ligia Cristina de Araújo Bisogni, James Alberto Siano e Carlos Henrique Miguel Trevisan e a advogada Maria Elisa Bontempo.
Trajetória – Nasceu em 1959, em Botucatu. Formou-se na Instituição Toledo de Ensino, turma de 1980. Ingressou na Magistratura em 1987, nomeado juiz substituto da 8ª Circunscrição Judiciária, com sede em Campinas. Ao longo da carreira, também judicou em Ribeirão Preto, Tatuí e Campinas.
fonte Comunicação Social TJSP – AA (texto) / PS (fotos)