O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu a posse administrativa de três magistrados ao cargo de desembargador: Dario Gayoso Júnior, Themístocles Barbosa Ferreira Neto e Gilberto Ferreira da Cruz. A solenidade, realizada no Gabinete da Presidência, presidida pelo desembargador Ricardo Mair Anafe, presidente do TJSP e do Conselho Superior da Magistratura, contou com a presença dos integrantes do CSM, desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado), Wanderley José Federighi (presidente da Seção de Direito Público) e Francisco José Galvão Bruno (presidente da Seção de Direito Criminal); magistrados, familiares e servidores.
O desembargador Ricardo Mair Anafe parabenizou os colegas e ressaltou a importância da ocasião. “É uma alegria imensa para um juiz chegar ao ápice da carreira com o cargo de desembargador. Esse é um momento de muita satisfação e orgulho não só para os empossandos e para o Tribunal, mas também para familiares e amigos. É um momento de realização profissional absoluta”, declarou o presidente, que transmitiu também os cumprimentos dos desembargadores Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça) e José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (decano), que não compareceram, pois estavam representando o TJSP em outros locais.
Após a assinatura do termo de posse os novos desembargadores falaram sobre suas trajetórias e agradeceram os presentes. Dario Gayoso Júnior ecoou a fala do presidente e enalteceu o momento. “Ascender ao cargo de desembargador é o ápice da carreira do juiz de Direito e proporciona uma enorme e plena satisfação pessoal e profissional. Mas ninguém chega até aqui por mérito exclusivo”, afirmou o magistrado, que prestou agradecimento especial ao pai, aos sogros e ao juiz Elcio Miragaia de Souza Nogueira, falecido em julho, que foi um de seus grandes mentores na Magistratura. O desembargador estendeu os cumprimentos à esposa, Regina Célia Piovesan de Oliveira Gayoso; aos filhos, Débora e Marília; ao genro, Gabriel; e à neta, Laura, todos presentes na solenidade.
Themístocles Barbosa Ferreira salientou a honra por ter sido empossado pelo presidente Ricardo Mair Anafe, seu companheiro de concurso para o ingresso na Magistratura. “É nas batidas do meu coração que encontro palavras para expressar a emoção que sinto neste momento. Essa é uma trajetória que me trouxe grandes alegrias, não só pelas comarcas em que passei, mas, acima de tudo, esses 37 anos de Magistratura me deram grandes amigos”, disse o desembargador. Ele prestou agradecimento especial à sua esposa, Maria Célia da Costa Aguiar Santana Barbosa Ferreira, e ao filho, Rafael, que prestigiaram a cerimônia, além de uma lembrança aos outros dois filhos, Pedro e Bruno, e ao desembargador aposentado Sebastião Oscar Feltrin, amigo de longa data.
Em seu discurso, o desembargador Gilberto Ferreira da Cruz também fez um balanço de sua longa carreira no Judiciário. “Hoje, aos 58 anos de idade e depois de 40 anos de vida dentro de fóruns e neste Tribunal de Justiça, exercendo os dignos cargos de escrevente, promotor de Justiça, juiz de Direito e juiz substituto em segundo grau, consagro minha carreira com a posse no elevado cargo de desembargador.” Ele prestou agradecimento especial aos irmãos, os juízes substitutos em 2º grau Guilherme Ferreira da Cruz e Diniz Fernando Ferreira da Cruz, que estavam presentes, além de uma lembrança aos pais, Diniz e Iray, e a seu filho, Caio.
Ao término da solenidade, o presidente Ricardo Mair Anafe homenageou quatro desembargadores aposentados que, em suas palavras, servem de norte aos juízes da Corte paulista: Luis Camargo Pinto de Carvalho, Nazario Guirao, Osvaldo Palotti Júnior e Sebastião Oscar Feltrin.
Trajetórias
Dario Gayoso Junior – Nasceu em Ribeirão Bonito (SP), em 1957. Graduou-se pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru (ITE), turma de 1979. Ingressou na Magistratura em 1983, sendo nomeado juiz substituto da 32ª Circunscrição Judiciária, com sede em Bauru. Passou também pelas comarcas de Descalvado e Barra Bonita antes de chegar à Comarca de Santos, onde atuou por 30 anos.
Themístocles Barbosa Ferreira Neto – Nasceu em Barretos (SP), em 1955. Graduou-se pela Universidade de São Paulo, turma de 1978. Ingressou na Magistratura em 1985, sendo nomeado juiz substituto da 13ª Circunscrição Judiciária, com sede em Araraquara. Também atuou em São Pedro, Brotas, São Carlos e na Capital. Foi removido para o cargo de juiz substituto em 2º grau em 2014.
Gilberto Ferreira da Cruz – Nasceu em Botucatu (SP), em 1964. Graduou-se pela Universidade Católica de Santos, turma de 1986. Foi escrevente do TJSP de 1982 a 1987, promotor de Justiça de 1988 a 1989, ano em que ingressou na Magistratura como juiz substituto na 1ª Circunscrição Judiciária, com sede em Santos. Judicou em Guararapes, Andradina e Santos antes de chegar à Capital, em 2006. Em 2015 foi removido para o cargo de juiz substituto em 2º grau.
Fonte: Comunicação Social TJSP – RD (texto) / KS (fotos)