O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou mais quatro Unidades de Processamento Judicial (UPJs) (UPJ VI (1ª a 5ª Varas Cíveis), VII (36ª a 40ª Varas Cíveis), VIII (6ª a 10ª Varas Cíveis) e IX (11ª a 15ª Varas Cíveis) no Fórum João Mendes Júnior, em São Paulo, capital. Todas as 45 varas cíveis centrais passam agora a adotar o formato de trabalho “Cartório do Futuro” adequando-as a implantação do processo digital.
De acordo com o TJSP, “as UPJs unificam os cartórios das varas que as integram e adotam divisão de tarefas e melhor distribuição dos recursos humanos e do espaço físico. As antigas seções processuais transformam-se em equipes com gestores e atribuições específicas: atendimento ao público, processos físicos, movimentação dos processos digitais e cumprimento dos processos digitais”.
Vale lembrar que as varas permanecem independentes e os gabinetes dos juízes recebem reforço no quadro funcional, com equipe dedicada à realização dos atos decisórios (despachos, decisões e sentenças), além de outras atividades do processamento digital. Segundo dados do TJSP, em junho, as varas que compõem as novas UPJs somam mais de 150 mil processos em andamento. Somente no último mês elas receberam mais de 3,9 mil novos processos.
Fonte: TJSP