Todos podem ser peritos?

Qualquer profissional que tenha conhecimentos técnicos específicos de uma matéria pode ser um perito, pois o mesmo trará informações necessárias para a elucidação de um caso que esta sendo discutido num processo judicial, porém lembrando ser necessária formação de nível superior.



  • Art. 145. Quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico, o juiz será assistido por perito (...)



§ 1o Os peritos serão escolhidos entre profissionais de nível universitário, devidamente inscritos no órgão de classe competente (...)


§ 2o Os peritos comprovarão sua especialidade na matéria sobre que deverão opinar, mediante certidão do órgão profissional em que estiverem inscritos (...)


§ 3o Nas localidades onde não houver profissionais qualificados que preencham os requisitos dos parágrafos anteriores, a indicação dos peritos será de livre escolha do juiz. (...)





  • ÓRGÃO DE CLASSE



Em caso de profissionais que possuem um Órgão de Classe profissional, o mesmo deverá estar regular com suas obrigações pecuniárias, ou seja, em dia, para que não sejam suspensos seus direitos de profissional desta categoria, (CREA, CRC, CRM, etc.), pois em algumas profissões esta condição é obrigatória para exercer a profissão.



 
Praça Clóvis Bevilaqua, 121 • 4º andar - Cj. 41 • CEP 01018-001 - SP • Tel. (11) 3104-1514