CRCSP elege contadora Marcia Ruiz Alcazar como presidente

Ela é empresária contábil, líder feminina da Contabilidade e entusiasta pelos direitos plenos das mulheres; inovação é o foco da nova gestão

Nos próximos dois anos o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo terá uma mulher presidindo a entidade, a contadora Marcia Ruiz Alcazar.

O CRCSP faz parte do sistema de registro e fiscalização do exercício da profissão contábil. Também é prerrogativa da entidade o desenvolvimento dos profissionais. O Conselho existe desde 1946, em consonância com o Decreto-Lei n.º 9.295, que criou o Conselho Federal de Contabilidade, os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e normatizou a profissão contábil. Atualmente, o CRCSP tem mais de 150 mil profissionais registrados.

Marcia Ruiz Alcazar é contadora com MBA em Gestão Executiva Internacional. No CRCSP ela é conselheira desde 2006 e atuou na vice-presidência de 2012 a 2017, mas pastas de Desenvolvimento Profissional, Fiscalização, Ética e Disciplina e Administração e Finanças até chegar à Presidência.

Para ela, as experiências em todas as áreas de gestão da entidade proporcionaram o desenvolvimento necessário das competências multidisciplinares para fazer uma representação adequada e alinhada às exigências da classe contábil do Estado de São Paulo.

Dentre as propostas da nova gestão do CRCSP estão a educação preventiva para mitigação de riscos na profissão; a adoção de todas as medidas cabíveis para quem exerce ilegalmente a profissão; o combate à concorrência desleal e a fiscalização ativa dos serviços online de contabilidade. “Também queremos dar voz ativa aos profissionais, divulgando as audiências públicas referentes às questões regulatórias da nossa profissão”.

O lema da atual gestão é “Movido por conquistas. Inovando pela profissão”. Marcia explica que buscará ainda mais modernidade na forma como são desenvolvidos os projetos da Contabilidade. “O foco em tecnologia é questão de sobrevivência, pois as transformações digitais mudaram o perfil da profissão e de todo cidadão que precisa estar adaptado e conectado”.

O CRCSP tem 36 conselheiros efetivos e 36 suplentes. O Conselho Diretor da autarquia, para a gestão 2018-2019, é formado pela presidente Marcia Ruiz Alcazar; vice-presidente de Administração e Finanças, José Donizete Valentina; vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Aparecido Maion; vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, João Carlos Castilho Garcia, e vice-presidente de Registro, Cibele Pereira Costa.


Igualdade de gêneros

Marcia é uma importante liderança feminina na Contabilidade do Estado de São Paulo, engajada em causas de empoderamento feminino e igualdade de gênero.

Segundo ela, hoje existem ainda muitos desafios, sobretudo no que se refere aos direitos plenos das mulheres e os critérios de promoção. “Em muitos casos, homens são promovidos simplesmente por apresentarem um futuro potencial. Nós, mulheres, temos que provar que estamos prontas. Entendo que o importante é ter competência e atitude e isso não está relacionado a gênero, mas sim ao comportamento humano”.

Mulheres da Contabilidade

De acordo com o CRCSP, a quantidade de mulheres exercendo a profissão contábil, como contadoras ou técnicas, cresceu 83,94% na última década, contra 28,08% do número de homens. Atualmente, no Brasil são 226.581 mulheres e 301.971 homens, entre contadores e técnicos. No Estado de São Paulo, são 62.581 mulheres registradas e 88.703 homens.

“Se continuarmos com a busca permanente por conhecimento, em breve alcançaremos a igualdade em registro nos Conselhos”, diz Marcia que é representante do Estado de São Paulo na Comissão Nacional da Mulher Contabilista e membro da Comissão da Mulher no CRCSP.

Contabilidade na família

Marcia costuma dizer que a Contabilidade está no seu DNA, pois a decisão de ser cientista contábil foi inspirada em sua história familiar. “Sou a terceira geração de contadores em casa. Meu avô materno era ‘guarda-livros’ na iniciativa privada e meu avô paterno atuou na contadoria da prefeitura municipal de São Paulo. Meus pais se conheceram numa organização contábil e eu nasci no mesmo ano em que eles reativaram uma antiga empresa de contabilidade da família”.

Segundo Marcia, essa empresa reativada é a que existe até hoje, a Seteco (Serviços Técnicos Contábeis), onde ela atua ao lado dos pais e mais dois irmãos e lidera uma equipe de 150 profissionais.

Fonte Assessoria de Imprensa CRCSP
 
Praça Clóvis Bevilaqua, 121 • 4º andar - Cj. 41 • CEP 01018-001 - SP • Tel. (11) 3104-1514